A China expandirá sua capacidade instalada de energia eólica no mar para 5 gigawatts (GW) até 2015 e 30GW até 2020, informou hoje a Administração Nacional de Energia do país.
A proposta pública para a segunda rodada de projetos de concessão de energia eólica no mar, com uma capacidade instalada total de 1,5 GW a 2 GW será completada durante o primeiro semestre de 2012, indicou a administração em uma reunião realizada na cidade de Nantong, na Província de Jiangsu, leste do país.
Liu Qi, vice-diretor da administração, apontou que os departamentos relevantes devem reconhecer a importância e a urgência do desenvolvimento de energia eólica no mar.
O país enfrenta frequentemente a falta severa de eletricidade no verão, com sistemas de produção e transmissão incapazes de suprir a crescente demanda.
A China enfrenta uma deficiência de 30GW de eletricidade neste verão, de acordo com os dados do Departamento de Eletricidade da China.
Liu indicou que o país deve acelerar o estabelecimento de uma indústria de energia eólica no mar e que seja totalmente avançada e equipada para promover o desenvolvimento de grande escala.
Em junho de 2010, o projeto de Usina de Energia Eólica Marítima de 100 MW da Ponte do Mar do Leste de Shanghai foi concluído. Atualmente, esse é a única usina de energia eólica em alto-mar em operação fora da Europa.
(Por Agência Xinhua, CRI, 27/06/2011)