Maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL (Bovespa: ALLL3) conquistou, em parceria com o Instituto ALL, o prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, reconhecimento criado às empresas que valorizam e incentivam trabalhos de conservação dos recursos naturais e a melhoria de qualidade da humanidade. Com 50 funcionários desenvolvendo planos e ações ambientais, a ALL investiu cerca de R$ 1 milhão nessa área em 2010.
Para a área de Meio Ambiente da ALL, o reconhecimento do Prêmio Chico Mendes veio pelo comprometimento com a responsabilidade social e ambiental junto às comunidades, quanto pela criatividade e viabilidade da empresa em ações utilizando da força do exemplo como ferramenta transformadora da Cultura socioambiental brasileira.
Umas das ações do Instituto ALL, centro criado pela empresa para promover a conscientização da importância do meio-ambiente e desenvolvimento social, destacada pela premiação foi o constante esforço pela coleta seletiva, que tem obtido bons resultados na separação de materiais, reduzindo desperdícios e aumentando o tempo de vida útil de aterros sanitários.
O Instituto Chico Mendes avalia critérios como ineditismo, potencial transformador da ação ou produto, problema solucionado, racionalização e nível de investimento, praticidade para possíveis replicações, análises de certidões negativas e déficit socioambiental, criatividade, eficácia e articulação com potencial de integração, relações da empresa com os colaboradores e comunidades próximas, entre outros fatores como saúde e segurança do trabalhador.
Sobre o Instituto ALL
Criado em 2008, o Instituto ALL de Educação e Cultura tem proporcionado a colaboradores e membros das comunidades próximas atividades que oferecem bem-estar e qualidade de vida, além de promover a conscientização da importância do meio-ambiente, educação e cultura para o desenvolvimento social.
Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Além disso, os principais projetos da companhia são apoiados pela Lei Rouanet e recebem 20% do valor destinado às OSCIP’s. O incentivo permitiu que o número de vagões fosse dobrado, passando de dois para quatro.
Sobre a ALL
Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 650 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara, tornando-se uma empresa multimodal. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
(Texto recebido por E-mail, 22/06/2011)