A Patrulha Ambiental (Patram) de Xangri-lá tem apenas uma viatura para atender cinco municípios do Litoral Norte: Xangri-lá, Capão da Canoa, Itati, Terra de Areia e Maquiné.
No domingo à tarde, após tentar contatar com a Brigada Militar, Patram e Ceclimar, duas mulheres decidiram colocar de volta no mar um pinguim que haviam encontrado com a pata esquerda machucada.
Segundo a Patram de Xangri-lá, somente no domingo, sete pinguins machucados ou cobertos de óleo foram encontrados em Xangri-lá e Capão da Canoa. Segundo a instituição, devido a extensão da área que atendem, é impossível atender a todos os pedidos de ajuda com apenas uma viatura, mesmo assim todo possível é feito para salvar os animais.
A Brigada Militar disse que não tem como atender chamados relacionados a animais marinhos, por essa razão, quando são chamados, acionam a Patram. Já o Ceclimar não tem plantão aos finais de semana.
A Patram alerta que, quando um animal marinho é encontrado, o correto é acionar a Patrulha Ambiental que, assim que possível, irá recolher o animal e encaminhá-lo para tratamento.
Não se deve mexer no animal ou tentar colocá-lo de volta na água. O contato com ele é prejudicial tanto para o animal, que pode acabar mais machucado, quanto para a pessoa, que pode pegar alguma doença transmitida pelo animal.
(Zero Hora, 21/06/2011)