A Fepam expediu o auto de infração nº 493/2011 no dia 1º de junho, após as constatações feitas em 4 de maio de 2011, e multou a empresa Rosvare, de parboilização de arroz, por estar poluindo a Sanga da Charqueadas. A empresa foi multada em R$ 14.961,00 pela Fepam, que estabeleceu o prazo de 60 dias para a solução ao problema.
Mesmo assim, a empresa autuada continuou a lançar seus dejetos industriais, que deixam as águas das Charqueadas com suas águas completamente pretas e produzindo um insuportável mau cheiro para os moradores que habitam próximo de suas margens.
Esta empresa, no ano de 2010, tentou censurar as noticas sobre a poluição da Sanga da Charqueadas do site Tapes.Com, mas não obteve êxito. A empresa foi autuada pelo descumprimento de itens da L.O. n° 1965/2010-DL, que ocasionaram o lançamento dos efluentes líquidos industriais acima dos padrões estipulados na Licença Ambiental, além do lançamento de efluente bruto na Sanga das Charqueadas. Foram também notificados por uma ampliação não autorizada na Estação de Tratamento de Efluentes, sem licenciamento ambiental, conforme foram constadas no dia 4 de maio de 2011.
(EcoAgência, com informações da Rede Os Verdes, 20/06/2011)