Um colorido diferente tem chamado a atenção de quem passa pela estação de metrô Ipanema/ General Osório. O toque de arte, no entanto, não está pintado nas paredes, mas é visto na forma de bolsas, sacolas e mochilas à venda no Quiosque Solidário do MetrôRio.
O espaço, disponibilizado pela concessionária para apoiar instituições sociais, fica próximo à saída para a praça General Osório e está tomado por modelos exclusivos de acessórios produzidos por detentos do sistema prisional, que participam das oficinas da ONG Tem Quem Queira.
Grande parte dos produtos é confeccionada com lonas usadas na comunicação do próprio Metrô e estará no local até o dia 15 de julho. Entre as peças, que variam de R$ 15,00 a R$ 70,00 estão shopping bags e maxi bolsas desenhadas exclusivamente pela estilista Isabela Capeto para a ONG.
A partir da reciclagem de materiais como lona vinílica, banners, sanete e fundos de palco, a Tem Quem Queira emprega detentos, sendo metade em oficina extramuros, no Centro do Rio, e a outra parte dentro do presídio Ferreira Viana em Niterói. Todos eles recebem um salário mínimo, treinamento para manejo de máquina de costura industrial, modelagem, aviamento e, a cada três dias de trabalho, todos eles têm um dia de pena reduzido.
A parceria com o MetrôRio começou em 2008. Desde então, toda lona produzida pela empresa para comunicação institucional, ao invés de ir parar no lixo, levando aproximadamente 400 anos para se decompor, é manufaturada pela Tem Quem Queira e então é “recomprada” pela própria concessionária para ações de marketing internas. Essa configuração de parceria permite uma destinação adequada do resíduo para quem o produz e mantém rodando, através da venda, as engrenagens da TQQ que promove a reinserção da população carcerária no mercado de trabalho.
(Texto recebido por E-mail, 16/06/2011)