A Rede Marista de Solidariedade aderiu ao programa de coleta de óleo de cozinha promovido pelo Instituto Triângulo dentro de seu projeto “Ambientalistas Mirins”. Por meio do Centro Social Marista Robru, localizado na região Leste de São Paulo, em São Miguel Paulista, educandos e seus familiares recolherão o óleo doméstico usado para ser reciclado e utilizado como matéria prima na produção de sabão ecológico.
“O impacto e estrago do óleo na água é grande! Por isso, temos que fazer a nossa parte. Mobilizar e articular a comunidade para ações conscientes é parte do trabalho das organizações sociais que têm a possibilidade de trabalhar em rede com as famílias e a comunidade. Somos a ponte entre as pessoas, as organizações e a comunidade. Todos são sensibilizados e passam a ser multiplicadores das informações sustentáveis, formando uma corrente", destaca Célia Hara, diretora do Centro Social Marista Robru.
Segundo Célia, o foco central do trabalho da unidade é o atendimento das crianças, com o envolvimento das famílias e da rede local para discussão de temáticas que estão diretamente ligadas ao dia a dia da comunidade. Desta forma, abre-se espaço para se refletir sobre formas e alternativas em defesa do meio ambiente.
A estratégia de envolver pessoas, organizações, escolas e representantes do poder público local para uma reunião de sensibilização e conscientização do impacto negativo que o simples ato de jogar o óleo na pia da cozinha traz para a natureza, aproxima a questão ambiental do dia a dia das pessoas. “Quando falamos em sustentabilidade e defesa da natureza, muitas vezes fica tudo muito longe de nosso cotidiano. A proposta do Instituto Triângulo faz a gente rever esses conceitos, pois mostra que atitudes simples podem fazer a diferença para o meio ambiente”, destaca a diretora.
A adesão da Rede Marista de Solidariedade ao projeto Ambientalistas Mirins foi destacada pelo Instituto Triângulo. "Os Maristas estão de parabéns pelo empenho em multiplicar a rede de desenvolvimento sustentável, provocando a mobilização e envolvimento da sociedade", afirmou Cláudia Ribeiro, responsável pelo projeto.
Sobre a Rede Marista de Solidariedade:
A Rede Marista de Solidariedade atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. É formada por 24 Centros Sociais Maristas, quatro unidades do ProAção (Programas de Ação Comunitária e Ambiental), pelo Centro Marista de Defesa da Infância e por programas de bolsas de estudo para a educação básica e o ensino superior, entre outros projetos. Atende mais de 10 mil crianças, adolescentes e famílias de forma direta e continuada.