Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino estão convidados a participar, neste sábado, 11, de encontro para a confecção de aquecedor solar com material reciclado. A atividade ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz (Rua Santa Tereza, s/n, bairro Partenon), das 9h30 às 12h. O trabalho ocorre em parceria com a coordenação da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A ação repercute ideias propostas no seminário “Transferência de tecnologias socioambientais a partir da escola”, organizado também na Morro da Cruz, em maio. A iniciativa de promover essa temática partiu de integrantes da própria escola e, em virtude de sua importância, a Smed estimula as demais instituições de ensino da rede a trabalharem o tema. O mutirão será uma oportunidade para professores apropriarem-se dessa tecnologia socioambiental. Segundo a coordenadora da Educação Ambiental da Smed, Rosa Maris Rosado, a proposta consiste na implantação da inovação nas escolas, com caráter educativo, e sua difusão às comunidades escolares.
O encontro de maio, que contou com a presença do inventor do aquecedor solar, José Alcino Alano, de Tubarão, Santa Catarina, foi a inspiração para produzir nas escolas esta tecnologia alternativa. Composto por garrafas PET e caixas de leite, o invento é uma opção limpa e barata para famílias de baixa renda. Rosa Rosado ressalta a importância da ocasião. "Nos comprometemos com o inventor em difundir a ideia nas comunidades escolares. Essa é uma oportunidade de colocar o conceito de sustentabilidade em prática", explica. Ela ainda destaca que outros mutirões acontecerão para confeccionar equipamentos econômicos e ecológicos.
Como explica José Alano, o projeto é uma inovação.”É possível reutilizarmos embalagens pós-consumo, possibilitando às pessoas com menor poder aquisitivo mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica". A invenção representa significativa melhoria na condição de vida de muitos habitantes, além forjar consciência ecológica.
Mais informações pelo telefone (51) 3318-1668, com o professor Luis Oscar.
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/06/2011)