Dois professores de um centro de ensino superior de Sherbrooke, na província de Quebec, Canadá, estiveram ontem, 8, no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Acompanhados de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Porto Alegre, eles visitaram a Divisão de Pesquisa do departamento e a estação de tratamento de água Menino Deus, a maior da Capital. A visita técnica teve como objetivo conhecer os métodos de análise e tratamento de água utilizados pelo Dmae, uma vez que os visitantes trabalham na área de meio ambiente.
Depois de percorrer os laboratórios de Bioensaios, Microbiologia, Hidrobiologia, Bacteriologia, Cromatografia, Físico-química e Absorção Atômica e Espectrofotometria, o professor Jean-Philippe Gaulin ficou impressionado com o que viu. "Leciono Biotecnologia. Estou surpreso com a quantidade de análises que o Dmae realiza", afirmou. Sua colega, a professora de Ecologia Andrée Theriault avaliou que os profissionais da área de pesquisa do Dmae são muito qualificados e contam com equipamentos de última geração para executarem seus ensaios e testes. Para o professor Telmo Ojeda, do Instituto Federal, a visita superou as expectativas. "O ponto forte do Dmae são os recursos humanos e materiais colocados a serviço da qualidade da água servida à população local", disse ele.
O grupo de visitantes foi recebido pela diretora da Divisão de Pesquisa, Iara Morandi, assistiu a um vídeo institucional e ouviu uma exposição acerca das conquistas obtidas após a implantação, em 2006, do Sistema de Gestão do Dmae. Este ano o Departamento é candidato ao Troféu Ouro do Prêmio Qualidade RS, vinculado ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Dmae obteve a certificação ISO 9001:2008 para o sistema completo de gestão da água e também para os escopos coleta, condução e manutenção das redes de esgoto.
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/06/2011)