O PV pediu na noite desta quarta-feira (8) explicações à ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) sobre o plano do governo de reduzir sete unidades de conservação no Pará para permitir a construção das hidrelétricas do complexo Tapajós.
O requerimento foi protocolado na Câmara pela deputada verde Rosane Ferreira (PR), após a intenção do governo ter sido detalhada em reportagem da Folha.
Documentos internos do ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade) mostram que a redução de dois parques nacionais, quatro florestas nacionais e uma área de proteção ambiental no mosaico da BR-163/Terra do Meio, o maior conjunto de áreas protegidas do país, foi pedida em janeiro pela Eletronorte sem estudos técnicos prévios. Os chefes de todas as sete unidades se opõem ao projeto.
O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, diz que ainda não há decisão oficial sobre a desafetação (redução) dos parques, mas que uma medida provisória ou projeto de lei determinando-a deve ser editada até agosto.
Mello afirmou à Folha, ainda, que a desafetação não é nenhuma surpresa, já que quando as unidades foram criadas, em 2005, já havia estudos em curso para estimar o potencial hidrelétrico da região.
(Folha.com, 09/06/2011)