Nesta terça-feira (7) o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apresentou proposta do Programa de Educação Florestal "Repovoamento do Pinheiro Brasileiro". Além dessa árvore, mais três espécies serão incluídas no programa: Erva Mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul, Papagaio-Charão e Gralha Azul.
Na ocasião, o diretor do Defap, Roberto Ferron, ressaltou a importância de fazer gestão ambiental para a valorização da política florestal do Estado. "Queremos fazer política florestal do RS integrada com os governos federal e municipal, com o apoio da sociedade e de entidades parceiras", disse ele, que falou também da ideia de plantar dez milhões de mudas nativas, entre elas a araucária, nos próximos quatro anos.
O programa de Educação Florestal deve envolver 200 municípios que ainda tenham plantações de araucária, três mil escolas, seis mil professores e 360 mil alunos, além de pais e comunidade em geral. A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, esteve no evento e parabenizou o Defap pela iniciativa. Além disso, ela salientou que "existe ainda uma ampla e bela caminhada para a gestão ambiental que queremos construir", concluiu.
(Assecom Sema, 08/06/2011)