Foi lançada nesta terça-feira, 7, a Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014. Coordenada pelos secretários municipal e estadual do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia e Jussara Cony, o órgão irá implementar as diretrizes da Agenda de Sustentabilidade e buscar alternativas locais para os núcleos temáticos (Estádios e Construções Sustentáveis; Gestão de Resíduos; Mudança Climática; Copa Orgânica; Parques da Copa). (fotos)
Segundo o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa (Ministério do Esporte), Cláudio Langone, a partir das diretrizes federais apontadas na Agenda de Sustentabilidade, cabe à Câmara definir particularidades locais do evento. “Para que a Copa seja bem-sucedida é imprescindível que Estado e município trabalhem juntos. Tudo é oportunidade de negócios e esta é uma ótima ocasião para mostrarmos a diversidade do Brasil, que vai além da Amazônia e do Rio de Janeiro”, argumentou.
Záchia apresentou as ações da Smam para o mundial de seleções, como a constituição de força-tarefa que analisa processos de licenciamento ambiental, a aquisição de novo equipamento para medir as emissões veiculares e o lançamento da campanha permanente de educação ambiental "Cuidado gera Cuidado – Ajude a conservar os espaços públicos e a preservar o meio ambiente".
Destacou ainda o engajamento da secretaria na busca de soluções para a destinação final dos resíduos da construção civil, cujo volume gerado com as obras da Copa será 26 superior à produção anual de Porto Alegre. “Essas ações representam apenas o começo de um trabalho que deve ser realizado em parceria com os governos estadual e federal, entes privados e sociedade, tendo como objetivo maior a proteção ao meio ambiente, a qualificação da vida dos porto-alegrenses e a preparação da cidade não apenas para a Copa, mas para as gerações futuras”, disse Záchia.
Jussara Cony destacou que a meta é tornar a Copa de 2014 a mais verde da história, a partir de ações conjuntas entre União, Estado e municípios. Ângela Duarte, que no ato representou o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, também reforçou a importância da parceria entre o poder público, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade como um todo.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, ressaltou que o momento também é de inclusão social e defendeu a criação de políticas públicas transversais ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. O governador em exercício, Beto Grill, também esteve presente na cerimônia. “Estou convencido que estamos caminhando a passos largos para um planeta onde o homem e a natureza tenham harmonia em sua convivência”, disse Grill.
Encaminhamentos - Sexta-feira, 10, às 10h, haverá reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), preparatória à constituição dos grupos de trabalho dos cinco eixos temáticos. A reunião dos grupos de trabalho com a participação de outras entidades (empresas privadas, ONGs e universidades) será dia 14, às 14h, no auditório da Sema.
O lançamento da Câmara Temática integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre e do Estado. Confirma as dez diretrizes do Ministério do Esporte para a implantação da Agenda de Sustentabilidade:
* Copa que constrói estádios com sustentabilidade;
* Copa com eficiência energética;
* Copa que utiliza a água de maneira racional;
* Copa que promove sustentabilidade ambiental com inclusão social;
* Copa que neutraliza suas emissões e coopera com o combate ao aquecimento global;
* Copa que incentiva o consumo de produtos sustentáveis;
* Copa que incentiva e alavanca negócios verdes;
* Copa que valoriza e ajuda a promover a biodiversidade brasileira;
* Copa que promove o eco-turismo nos biomas brasileiros;
* Copa que incentiva a reciclagem e a minimização da geração de resíduos.
(Prefeitura de Porto Alegre, 07/06/2011)