Nesta sexta-feira (03/06), a Transportes Bertolini Ltda foi multada pelo Ibama em R$15 milhões por poluir com cerca de mil litros de óleo os rios Tapajós e Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará. O vazamento do combustível ocorreu em 31 de março durante uma operação de manutenção no empurrador E/M Bertolini XLII, de propriedade da empresa, e provocou prejuízos ao meio ambiente e à população ribeirinha da região.
O óleo derramado, segundo laudo do Ibama, se espalhou por uma área de 378,7 hectares ao longo dos rios. Os danos ambientais atingiram tanto as margens direitas do Tapajós e Amazonas como a várzea e o Lago Maicá, considerado de preservação ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente. A pesca e o consumo de água das comunidades ribeirinhas de Bom Jardim e Murumurutuba também foram prejudicadas pela poluição.
O Ibama ainda considerou falho o Plano de Contingência e Emergência da empresa. De acordo com o laudo que subsidiou a aplicação da multa, o “Relatório de Ações de Resposta a Vazamento de Óleo”, por exemplo, era pobre em informações e não descrevia de forma detalhada os procedimentos a serem adotados em casos de acidente. A Transportes Bertolini Ltda tem 20 dias para recorrer da autuação do Ibama.
(Por Nelson Feitosa, Ibama/PA, 06/06/2011)