Moradores da periferia de Porto Alegre serão contemplados com uma ação do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) que busca divulgar bons hábitos para a proteção da natureza. De forma inédita, o CABM, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da prefeitura e a Braskem estarão nas vilas Bom Jesus, Cruzeiro e Campo da Tuca com o projeto Aldeia Ambiental, integrando a Semana Estadual do Meio Ambiente, que iniciou dia 05 e segue até 12 de junho.
As atividades de educação ambiental vão acontecer entre 14h e 17h. Na terça-feira (07), o projeto estará na Vila Bom Jesus, na praça em frente a ONG Território da Paz (Rua Joaquim Porto Vilanova, nº 143). Na quarta-feira (08), a Aldeia Ambiental vai para a Vila Cruzeiro, na praça da Vila Barracão (Rua Dona Helena, nº 100). E quinta-feira (09) a ação será realizada no Campo da Tuca, no espaço em frente à Associação Comunitária (Rua D, nº 200).
O objetivo das entidades promotoras é atuar nas vilas que apresentam problemas socioambientais relevantes, proporcionando aos estudantes do ensino fundamental dessas áreas a participação em atividades lúdicas que mostram como é fácil realizar a separação e destinação correta do lixo, evitar a poluição dos arroios e rios e proteger plantas e animais, como forma de manter o ambiente equilibrado e saudável.
Os participantes vão receber orientações para evitar degradações do meio ambiente, e, nos estandes, terão a oportunidade de conhecer exemplares da fauna silvestre por meio de animais taxidermizados, aprender sobre separação de resíduos sólidos, reciclagem e reutilização de materiais plásticos. Também haverá uma apresentação de cães amestrados do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar.
Em caso de chuva, a Aldeia Ambiental fica transferida para o dia seguinte em cada uma das vilas.
(CABM, Sema-RS, 06/06/2011)