Na tarde desta segunda-feira, 6, no estacionamento da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre , 40 veículos realizaram o teste de emissão de gases. Desse total, 28 foram aprovados (70%), nove reprovados (22,5%) e em três veículos não foi possível realizar o teste (7,5%). O serviço foi disponibilizado gratuitamente para veículos movidos a álcool, gasolina e GNV, em uma parceria entre EPTC, Detran/RS, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam. (fotos)
A iniciativa contou com o apoio e aprovação dos condutores que atenderam ao convite. “Sou totalmente a favor deste tipo de ação oficial. Além de colaborar com a redução da poluição, dá segurança aos motoristas de que estamos circulando exatamente de acordo com os níveis de emissão de gases permitidos por lei, mesmo que tenhamos feito outros testes em oficinas ou mesmo em autorizadas”, afirmou Orides Schuch, condutor de um Palio Adventure 2009.
Os proprietários receberam o laudo técnico e, aqueles que tiveram seu veículo reprovado, poderão efetuar os ajustes necessários apontados e retornar à EPTC para refazer o teste, sem custo. O agendamento para o novo teste terá data definida pela EPTC.
De acordo com o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, o órgão vai repetir a ação nos próximos meses. “Buscamos com isso introduzir a questão da qualidade do ar na rotina da população e possibilitar ao cidadão a verificação das condições do veículo, já preparando para a inspeção ambiental veicular que passará a vigorar no próximo ano”, afirma. Para Barcellos, os resultados não demonstram a situação geral da frota gaúcha, pois não representa uma amostra estatística, já que compareceram de forma espontânea para a medição e a frota total do Estado soma 4,8 milhões de veículos.
Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, também avalia a ação como positiva: “Um teste gratuito e educativo, com ótima aceitação dos condutores, com o objetivo de reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”.
O presidente da Fepam, Carlos Fernando Nierdesberg, alerta que 70% da poluição atmosférica na Região Metropolitana é decorrente da emissão de gases tóxicos dos veículos. "Ações como essa incentivam a população a repensar sua responsabilidade com o meio ambiente”, ressalta.
(Prefeitura de Porto Alegre, 06/06/2011)