Na manhã desta sexta-feira (03) a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, mediou o "Seminário Intersecretarial sobre a implementação das Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos", que aconteceu na Sala Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Em seu pronunciamento, Jussara Cony explicou que esta política visa integrar os órgãos governamentais e a sociedade na realização de iniciativas relativas a plantas medicinais, aromáticas, condimentares e aos medicamentos fitoterápicos. Segundo ela, o projeto da implantação da política no Rio Grande do Sul está em sintonia com o projeto nacional. "A Sema é estratégica para o processo de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade do RS e a Política de Plantas Medicinais está trabalhando na concepção de política de Estado, com forte participação da sociedade".
A reunião contou com a participação de representantes de diversas secretarias de Estado, que prestaram apoio ao projeto. A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, enfatizou a importância da implantação da Política, ressaltando que é uma das estratégias para enfrentar a pobreza. As representantes da Secretaria da Saúde abordaram a Contextualização da Implantação da Fitoterapia como opção Terapêutica no SUS. "A Política das Plantas Medicinais é parte integrante na área da saúde e se torna muito importante na questão do uso correto dos medicamentos, pois atualmente percebemos certo uso irracional e desnecessário", informou Irene Prazeres. "Com a fitoterapia temos uma tratamento com qualidade", completou Silvia Czermainski, também da Secretaria da Saúde".
Na ocasião, os integrantes debateram demais questões relacionadas à Política, que será lançada no próximo dia 8, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por fim, Jussara Cony ressaltou que o projeto contará com o apoio de todas as secretarias e suas vinculadas. Na reunião estavam presentes também a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Fepam e FZB, entre outros.
(Sema-RS, 03/06/2011)