A gestão da arborização urbana municipal e as grandes oportunidades e desafios das unidades de conservação para mistificar o efeito estufa causado pelas aglomerações urbanas foram tema do Workshop Internacional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) participou nesta semana em Glasgow, na Escócia. No evento, intitulado Oficina para Elaboração de Diretrizes para Florestas Urbanas, estava o gerente de projetos do Inovapoa, Eduardo Rechden, que foi convidado para palestrar sobre o tema “Arborização Urbana e Florestas Periféricas”.
Rechden também apresentou no congresso a Legislação Ambiental de Porto Alegre e o novo Código Florestal Brasileiro. Segundo ele, a temática da preservação ambiental é de grande relevância para a administração das cidades contemporâneas. “Cito a nossa Porto Alegre, que já é referência internacional e lembrada como exemplo de cidade inovadora nesta área”, ressalta.
O congresso ocorreu nos dias 30 e 31 de maio e teve por objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos relativos às florestas. A proposta que tratou das ações referentes às diretrizes para as decisões e políticas sobre as árvores e florestas de cidades concretizou-se em um passo de um processo de consulta e integração das instituições público e privadas; regionais, nacionais e internacionais para orientar e colaborar na promoção da sustentabilidade socioeconômica globalizada.
(Prefeitura de Porto Alegre, 03/06/2011)