Em uma operação realizada nesta quarta-feira, 1º, na Região do Vale do Paranhana, a Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e a Delegacia Estadual de Proteção Ambiental flagraram irregularidades na estação de transbordo de lixo de Parobé, localizada junto à RS 239, e na central de triagem de lixo de Taquara.
Segundo o promotor Daniel Martini, a estação de transbordo estava operando sem licenciamento, infringindo o artigo 60 da Lei dos Crimes Ambientais. Devido ao problema, o responsável pela estação foi encaminahdo à Delegacia de Polícia para assinatura de termo circunstanciado.
Em Taquara, onde a ação teve a participação da promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, a vistoria apontou que a central de triagem também operava sem licença. Além disso, no local havia lixo disposto a céu aberto. O responsável pela unidade não compareceu ao local. Com isso, o Secretário Municipal do Meio Ambiente foi notificado e deverá comparecer à Delegacia para assinatura do termo circunstanciado.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 01/06/2011)