Autoridades e especialistas internacionais reúnem-se em São Paulo nesta semana para a 4ª Cúpula da Rede C40 de Lideranças das Grandes Cidades contra as Mudanças Climáticas. Convidado pela prefeitura de São Paulo, que sedia o evento, o prefeito José Fortunati acompanhará a programação nesta quarta-feira, 1º de junho, a partir das 9h. Pela primeira vez, uma reunião do grupo é realizada no Hemisfério Sul.
Fortunati considera o encontro uma grande oportunidade para conhecer as mais modernas políticas ambientais. "Porto Alegre tem todo o interesse em se integrar às ações mundiais de redução da emissão de gases poluentes e, consequentemente, contribuir no combate às mudanças climáticas", afirma o prefeito.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) será representada pelo secretário-adjunto, André Carús, que buscará informações em painéis sobre gestão integrada de resíduos, energias renováveis para o ambiente urbano, infraestrutura para bicicletas, programas municipais de ciclovias, táxis Verdes e rede de veículos elétricos.
Criada em 2005, a Rede C40 possui 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes. A iniciativa tem como principais objetivos criar cooperação na redução da emissão de gases do efeito estufa e promover ações em grupo entre empresas, administrações públicas e a sociedade. A reunião bianual já foi realizada em Londres (2005), Nova York (2007) e Seoul (2009).
Porto Alegre - A Capital conta, desde 2009, com o Centro de Referência em Energias Renováveis (Crer), iniciativa coordenada pela Smam. Com sede na Biblioteca Roberto Xavier (avenida Carlos Gomes, 2120), o centro promove e incentiva o uso de tecnologias em energias renováveis e eficiência energética no âmbito das comunidades locais e regionais. O centro foi criado dentro do Projeto Rede Elo (Local Renewables Model Communities Network), uma iniciativa do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). Porto Alegre é Cidade-Modelo do Projeto Rede Elo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 31/05/2011)