O Senado formará uma comissão externa para ir até os Estados do Pará, Amazonas, Acre e de Rondônia para investigar os conflitos que têm resultado na morte de agricultores, ambientalistas e sindicalistas. O requerimento para a criação da comissão, de autoria da senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM), foi aprovado nesta terça-feira por votação simbólica no plenário da Casa.
Ao solicitar que o requerimento fosse posto em votação, a senadora disse que recentemente os conflitos pela terra na região Norte se acirraram. "Foram quatro mortes em seis dias. O governo federal promoveu uma reunião de emergência, ontem, e penso ser importante o Senado Federal ajudar também na busca de uma situação mais segura no campo brasileiro", afirmou Vanessa. A comissão será composta por três senadores, entre eles, provavelmente, a autora do requerimento. Os outros dois ainda não estão definidos.
Na última semana, três agricultores foram assassinados no Pará e outra pessoa foi morta em Rondônia. Na terça-feira passada, os líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram executados em Nova Ipixuna (PA). Três dias depois, o agricultor e líder do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Ramos, conhecido com Dinho, foi assassinado no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho (RO).
(Terra, 31/05/2011)