A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI) recolocará, no próximo dia 5 de junho, às 10h, junto ao acesso do Shopping Total, a placa alusiva à distinção da Rua Gonçalo de Carvalho como Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Ecológico de Porto Alegre. A ação ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente.
A placa original, descerrada em 5 de junho de 2007, em solenidade onde esteve presente o vereador Beto Moesch (PP), foi furtada.
Moesch teve participação direta na valorização e reconhecimento da via. Foi um ano antes, em 5 de junho de 2006, durante sua gestão na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que foi assinado o decreto conferindo à rua o status de Área de Uso Especial.
O texto estabelece a manutenção das características locais, o que inclui preservação das dezenas de árvores tipuanas, plantadas em 1937, e a manutenção do calçamento da via, feita de paralelepípedos. Assim, qualquer intervenção no local deverá obedecer ao decreto.
A Rua Gonçalo de Carvalho é considerada a primeira via urbana declarada Patrimônio Ambiental de uma cidade da América Latina.
(Blog Beto Moesch, 31/05/2011)