A Usina Eólica Cerro Chato já está abastecendo a rede elétrica em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Quatro aerogeradores (AEGs) estão produzindo 8 megawatts (MW) de potência. Hoje entra em operação a quinta turbina, somando 10MW no total.
Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a energização dos equipamentos, três dias foram suficientes para os engenheiros realizar os testes e determinar o início da operação comercial. Segundo o coordenador de implantação da UECC, Franklim Lago, a primeira turbina foi energizada às dez horas da noite do dia 25. As outras três começaram a operar dia 27.
Esse primeiro circuito, composto por cinco aerogeradores, integra o parque III que terá 15 torres. O complexo eólico Cerro Chato será formado por três parques com capacidade instalada de 90MW. Construído pela estatal brasileira Eletrosul (90%) em parceria com a Wobben (10%), subsidiária no Brasil da empresa alemã Enercon, o empreendimento tem custo estimado de R$ 400 milhões.
(Jornal JÁ, 30/05/2011)