A engenheira Joseane Machado de Oliveira apresentou hoje (30/5) na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre o trabalho realizado pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) / Senai. O CNTL é uma unidade do Senai nacional instalada junto à Fiergs, na Capital, que busca conscientizar os empresários e fornecer subsídios às empresas para implantação de processos de produção mais limpos. "Mostramos ao empresariado o que se pode fazer para que o processo produtivo não gere resíduos sólidos e líquidos nem emissão atmosférica", explicou Joseane.
O centro funciona desde 1995 e hoje atua no Brasil, na América Latina e em países da África. Empresas como Gerdau, Nestlé, Corsan e Fruki Bebidas são algumas das dezenas de organizações que utilizam os serviços prestados pelo CNTL. Tais serviços incluem consultoria em implementação do sistema integrado de gerenciamento ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001; conservação e gerenciamento de energia; tratamento de resíduos sólidos; diagnóstico ambiental; e auditorias ambientais.
Joseane explicou que as empresas avaliadas pelo CNTL recebem selos de certificação que facilitam a obtenção de financiamentos junto a organismos nacionais e internacionais. "Os benefícios de uma produção mais limpa são o aumento da competitividade, do lucro e da produtividade, além de melhorar a imagem da empresa no mercado." Ao mesmo tempo,acrescentou a engenheira, as ações para produção limpa resultam em redução no custo de produção, no uso de matéria-prima e nos passivos ambientais e trabalhistas.
(Por Marco Aurélio Marocco, Asscom CMPA, 31/05/2011)