Ações promovem a conscientização e criatividade em prol da natureza
Minas Gerais - No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/6, a CENIBRA realizará diversas atividades que promovem a conscientização ambiental. Haverá exibição de filmes temáticos nas comunidades e a participação no Encontro das Águas, na Lagoa do Teobaldo, em Antônio Dias. Evento que contempla o plantio de mudas de espécies nativas, apresentação cultural e um abraço simbólico à lagoa.
Para os empregados, a Empresa promoverá visita e trilha interpretativa à RPPN Fazenda Macedônia, concurso de fotografia com o tema Ano Internacional das Florestas, distribuição de mudas de plantas, sacolas ecológicas e bisnagas de mel produzido por meio da Parceria do Instituto CENIBRA com Apicultores. Haverá também um concurso de frases, direcionado a filhos de empregados.
Na Fábrica, acontecerá a exposição de roupas produzidas com material reciclado (plástico, borracha, metal e etc). Um projeto da artista Vanuza Bárbara da Silva que busca mostrar como aspectos culturais influenciam na forma do cidadão contemporâneo agir, consumir e se vestir; incentivando a capacidade de criação e reflexão sobre os padrões e comportamentos modernos.
O Ano das Florestas
A ONU declarou 2011 oficialmente como o Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação para uma vida sustentável. Além das iniciativas que cada cidadão deve tomar em seu dia a dia, é fundamental que a iniciativa privada se comprometa efetivamente com as questões socioambientais.
Diante do atual cenário global, é importante destacar que as florestas plantadas no Brasil para celulose, papel, siderurgia e madeira absorvem quantidade significativa de dióxido de carbono da atmosfera por ano, reduzindo os efeitos do aquecimento global.
O principal diferencial das empresas brasileiras de celulose e papel em relação à concorrência mundial são as florestas plantadas, das quais se obtêm 100% da celulose e do papel produzidos no Brasil. Trata-se de uma significativa contribuição para a conservação da mata nativa e combate ao aquecimento global.
A sociedade necessita de produtos de base florestal para a sobrevivência e conforto. Até pouco tempo, a necessidade de madeira era suprida quase que exclusivamente por meio das florestas nativas. O plantio sustentável de eucalipto é uma solução para diminuir a pressão sobre as florestas nativas, viabilizando a produção de madeira.