População recebeu orientações de como deixar de fumarAmanhã é dia de lembrar e informar a população sobre os males que o fumo causa à saúde das pessoas. O dia 31 de maio foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial Sem Tabaco. Em Porto Alegre, as ações de conscientização tiveram início ontem, em diversos pontos.
O pátio da Usina do Gasômetro ficou mais colorido com a ação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Das 9h30min às 16h, uma barraca foi montada e técnicos do Programa Estadual de Controle do Tabagismo distribuíram material educativo e fizeram medição de pressão arterial. As crianças receberam atenção especial, ganhando adesivos com o dizer: Fumar Incomoda.
No Parque da Redenção, fumantes dispostos a abandonar o cigarro tiveram a oportunidade de receber ajuda de profissionais de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde, o Hospital de Clínicas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) promoveram evento alusivo à data celebrada no mundo todo. Durante a ação, foram realizados testes para avaliação da capacidade pulmonar e do grau de dependência à nicotina. Além disso, ex-fumantes deram depoimentos sobre como conseguiram abandonar o vício. Quem foi ao local também recebeu orientações sobre o tratamento e os grupos de apoio ao tabagista existentes nas unidades de saúde da Capital.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano sejam decorrentes do tabagismo no Brasil. Segundo pesquisa do instituto, 19,5% dos porto-alegrenses são tabagistas. A cidade está em terceiro lugar entre as capitais brasileiras, atrás de Rio Branco (AC) e São Paulo.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vania Micheletti, na Capital, a proporção de fumantes vem diminuindo nos últimos anos. “Essa redução tem nos estimulado a continuar o trabalho, promovendo qualidade de vida sem tabaco. Ofertamos o tratamento e estimulamos o tabagista a parar de fumar, tornando os ambientes cada vez mais livres”, destaca.
Amanhã, as equipes das Unidades Básicas de Saúde da rede municipal atuarão junto à população nas salas de espera, distribuindo fôlderes e alertando a comunidade para os benefícios de não fumar.
(JC-RS, 30/05/2011)