O Projeto RespirAR propôs uma experiência a seus telespectadores: estender um lençol branco do lado de fora de casa em São Paulo para medir a poluição de acordo com a mudança de cor no tecido. Nesta sexta-feira (27) a experiência completa uma semana.
A designer gráfica Cristina Lawand buscou seu lençol no Parque Ibirapuera, na Zona Sul, no último domingo (22), e o pendurou em sua casa, na Vila Matilde, Zona Leste. Ela mora em uma rua que não tem muito transito. O problema, entretanto, são os caminhões das construções próximas.
O lençol ainda estava branco nesta sexta, mas ela acredita que ele irá mudar de cor devido à grande quantidade de poeira acumulada na casa. “Tanto no portão, no chão, em qualquer lugar”, afirmou.
Qualquer pessoa pode participar da experiência. Basta pegar um pano branco de cerca de um metro de comprimento por 60 centímetros de largura, pendurar do lado de fora da janela e acompanhar sua mudança de cor.
A evolução pode ser comparada com uma tabela de cores, que tem uma escala com vários tons de cinza. Assim, é possível enxergar bem de perto a poluição que entra nos pulmões de quem vive na cidade.
(G1, 27/05/2011)