A Brasil Offshore, principal evento do setor de petróleo e gás offshore do Brasil, terá um projeto de neutralização de carbono para combater as mudanças climáticas geradas pela feira, que este ano acontece de 14 a 17 de junho em Macaé. A empresa Bioma Soluções irá mensurar como o consumo de energia no evento, seja elétrica ou de hidrocarbonetos, contribuirá para a geração de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento do planeta. Após esse cálculo, a empresa vai plantar o número de mudas necessárias para neutralizar a emissão dos gases produzidos pelo evento. O local escolhido para plantio foi a mata ciliar do Rio Macaé, na região de encosta do Córrego Dantas.
O Gerente do Projeto, João Marcelo Pires, afirma que a iniciativa trará benefícios para Macaé. “Além da recuperação de uma área degradada na própria cidade do evento, a mão-de-obra local poderá colaborar com o plantio, garantindo uma renda extra”.
Na abertura da Brasil Offshore será feito um plantio simbólico no jardim do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, envolvendo todos os responsáveis pela organização da Feira, que é realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado em parceria com a SPE (Society of Petroleum Engineers) e IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), com patrocínio da Petrobras e da Chevron. Esse ano, o evento espera receber cerca de 55 mil pessoas.