Representante da Associação dos Amigos do Centro Histórico (AMICH), Rita Chang, que atualmente também integra o Inovapoa, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (26/5), para falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Capital. Disse que gosta de desafios e que, depois de sua contribuição ao Centro Histórico, acredita que pode ajudar em outras áreas. Salientou que a questão do lixo é desafiadora e apaixonante.
“O lixo pode ser problema, mas, de forma organizada, pode representar emprego e riqueza, pois existem diversas formas de aproveitamento dos resíduos", salientou. Informou que em viagem aos países da Escandinávia pode pesquisar novas práticas e tecnologias inovadoras. Citou o exemplo de uma cidade da Suécia onde, a partir de 2020, os ônibus não utilizarão mais combustível fóssil, servindo-se, a partir de então, de biogás.
Rita colocou-se à disposição dos vereadores para expor as suas experiências na área e observou que até 2012 os prefeitos terão que se adequar à lei de resíduos sólidos. Destacou ainda que o quarto distrito vai crescer muito com a duplicação da Avenida Voluntários da Pátria e de empreendimentos previstos para a área como a Arena do Grêmio.
(Por Vítor Bley de Moraes, Asscom CMPA, 27/05/2011)