A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) terá força-tarefa para analisar com maior celeridade os processos de licenciamento ambiental das obras da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo secretário Luiz Fernando Záchia na tarde desta quinta-feira, 26, durante o 1º Seminário de Infraestrutura e seus Aspectos Sustentáveis para a Copa de 2014, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Záchia destacou que estão sendo chamados técnicos aprovados em concurso para garantir que os processos sejam analisados rapidamente e de forma qualificada, sem prejuízos ao meio ambiente. “A Smam está preparada para analisar os projetos da Copa. Elaboramos os termos de referência das obras e estamos aguardando o recebimento dos estudos ambientais para dar início ao processo de emissão de licenças”, explicou.
A Smam também estuda a implementação de ações que seguem as diretrizes da Agenda de Sustentabilidade, elaborada por Grupo de Trabalho composto por representantes do Estado e do município. Záchia destacou a preocupação com o aumento dos resíduos da construção civil em função das obras da Copa. “A Agenda Ambiental pede atenção especial aos resíduos das obras, e nós estamos em busca de soluções para esse problema que não é apenas do setor público, mas de todos que integram esta cadeia”, ressaltou.
Atualmente, Porto Alegre possui apenas um aterro na Zona Norte licenciado para receber resíduos da construção civil. A capacidade do local, porém, é insuficiente para atender a demanda da Copa. A estimativa é de que serão gerados mais de dois milhões de toneladas de resíduos com a demolição de estádios e outras obras da Copa. O assunto vem sendo tratado com prioridade na Smam. Há três alternativas em análise: criação de uma usina de beneficiamento de resíduos da construção civil, ampliação da área do aterro da Zona Norte e reabertura do aterro da Serraria.
O prefeito José Fortunati participou da abertura do evento, que contou ainda com a participação do secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, que falou da Agenda de Projetos de Mobilidade Urbana para a Copa.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/05/2011)