A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do programa Escola Aberta, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), oferece oficinas de educação ambiental aos sábados. Direcionadas a alunos da rede municipal de ensino, as ações prosseguem até dezembro.
As oficinas são ministradas por estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFRS, participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC), do grupo PET/Conexões – Gestão Ambiental. O objetivo é estimular a implementação de práticas ecologicamente corretas para serem utilizadas no cotidiano que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento da comunidade escolar.
Por mês, são realizadas quatro oficinas, uma a cada sábado. Em maio, o atendimento está acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Migrantes (avenida Severo Dullius, 165, Anchieta). A intenção do projeto é contemplar ao menos uma escola por região da cidade até o fim do ano. As próximas a serem visitadas serão as EMEFs Chico Mendes, Wenceslau Fontoura e Jean Piaget.
Água - Neste sábado, 28, a partir das 9h, o encontro terá como tema “Uso Racional da Água”. Serão debatidos temas que reflitam sobre a importância da água e de atitudes que ajudem a evitar a sua escassez na forma potável. Além disso, os participantes do projeto terão a oportunidade de aprender a produzir materiais de limpeza ecologicamente corretos e com baixo custo, como detergentes e desinfetantes.
Nos encontros anteriores, foram realizadas as oficinas “Lixo: vai refletir” – quando foram abordadas questões como o consumo sustentável, a coleta seletiva em Porto Alegre, as associações de catadores e a importância da reciclagem na geração de renda nas famílias participantes, além de informadas as datas e os horários da coleta seletiva, e ”Segurança alimentar: aproveitamento integral dos alimentos”, em que foram dadas orientações sobre alimentos orgânicos e industrializados.
A coordenadora do Escola Aberta, Nara Adolfo, avalia a parceria. “A educação ambiental é um item muito importante para ser abordado. Assuntos como a reciclagem do lixo e a geração de renda por meio dele são presentes para estas comunidades”, explica.
A diretora de Extensão do IFRS e tutora do grupo PET, Cibele Schwanke, diz que as atividades são uma possibilidade de consolidação de parcerias entre a Smed e o IFRS. “É uma via de mão dupla, pois ajuda a comunidade, que reconhece as unidades escolares como espaços democráticos, e os alunos e docentes envolvidos, que trabalham conjuntamente para melhor atender ao público participante e, no caso dos estudantes, podem vivenciar a prática de suas profissões”, afirma.
As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas.
Escola Aberta - Criado a partir de acordo de cooperação técnica entre o MEC e a Unesco, contribui para a melhoria da qualidade da educação, da inclusão social e da construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania. Depois de implantado, foi responsável por mudanças na relação comunidade-escola, reduzindo casos de violência e de danos contra o patrimônio público. Oferece oficinas e outras ações abertas à comunidade nos finais de semana.
(Prefeitura de Porto Alegre, 26/05/2011)