O Centro de Simulação Aquaviária (CSA), do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), realizará mais uma série cursos de Combate à Poluição Nível 1 (OPRC-1), e de Combate à Poluição Nível 2(OPRC-2), a partir do dia 13 de junho de 2011. O CSA é considerado um dos mais modernos centros do gênero no mundo e presta serviços a empresas brasileiras e estrangeiras, certificando pessoal, equipamentos e instalações portuárias.
Com o reconhecimento da OPRC, Oil Pollution Response Coordinator, da Organização Marítima Internacional (IMO), o curso busca desenvolver conhecimentos das diferentes estratégias e técnicas que devem ser utilizadas durante uma emergência de combate a poluição por óleo.
No nível 1, o profissional terá conhecimento dos riscos e dificuldades que envolvem as operações de combate à poluição por hidrocarbonetos. No nível 2, o aluno terá contato com as tarefas gerenciais de um Supervisor do evento de combate à poluição e com tarefas responsável On Scene (supervisor responsável por estar no local do vazamento).
Essa capacitação contará com o simulador de Combate à Poluição do CSA, chamando PISCES (Potential Incident Simulation, Control and Evaluation System), na fase de gerenciamento e planejamento de tais operações. Este simulador gera informação para o cálculo de número de equipamentos a serem usados no combate a poluição por hidrocarbonetos, além de simular mais de 300 tipos de óleos existentes no mundo, combatendo a poluição em qualquer meio hídrico existente no planeta. A aplicação é desenvolvida para suportar exercícios focados em respostas a derrames.
Desde 2008, os cursos de combate à poluição já capacitaram 66 profissionais das maiores empresas de petróleo, como a Petrobrás e outras companhias petrolíferas. Segundo o CSA, o curso é destinado aos Oficiais da Marinha Mercante, de qualquer especialização ou função a bordo; Coordenadores e Supervisores de Plataformas, Terminais de Carga e Descarga e Abastecimento de petróleo e derivados; Supervisores de equipes de Empresas de Combate a Poluição; Gestores de QSMS (Gestão em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho) e Técnicos em QSMS; Operadores de Plataformas e Terminais Marítimos; Supervisores de Equipe e Funcionários de Órgãos Ambientais; pessoas da área de Logística e todos os demais envolvidos em atividades de riscos de poluição ambiental.
.[Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@fhm.org.br ou pelo telefone (21) 3125-7600, ramal 7642. Para ver a relação completa de cursos e/ou fazer sua pré-inscrição, acesse o site http://www.csaq.org.br/site/cursos ].
Institucional - Localizado no Rio de Janeiro e considerado um dos mais modernos centros de simulação do mundo, o CSA é o braço de treinamento e qualificação do Sindmar, entidade que representa os profissionais da marinha mercante (não militares), que tripulam e comandam os navios de bandeira nacional, incluindo petroleiros, porta contêineres, graneleiros e embarcações de apoio às plataformas de petróleo.
Implantado em 2006, com recursos de R$ 9 milhões, o CSA tem certificado portos e instalações portuárias, e qualificado tripulações, brasileiras e estrangeiras, para todo tipo de embarcações, inclusive plataformas. Em 2010, certificou o Porto de Vitória e de Ponta da Madeira, em Itaqui (MA) para receber o ValeMax, o maior graneleiro do mundo, encomendado pela Vale. Entre os trabalhos realizados no ano passado está a certificação da expansão do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do Porto de Santos.
(Revista Fator, 25/05/2011)