Sete províncias banhadas pelo Yangtze, o maior rio da China, no centro e leste do país, estão a atravessar a pior seca em mais de meio século, alertou hoje a imprensa oficial.
A chuva diminuiu 30 a 80 por cento em relação aos valores normais e segundo as previsões meteorológicas, nos próximos dez dias tambem deverá chover pouco, enquanto as temperaturas continuarão a subir, até 36 graus Celsius.
Em algumas regiões de Hebei, onde desde o outono passado choveu metade do que no ano anterior, ha quase dez milhões de pessoas afetadas pela seca (um sexto da população daquela província) e os prejuizos económicos diretos foram estimados em 7.100 milhões de yuan (775,6 milhões de euros), disseram as autoridades locais.
O nível da água em mais de 1.300 reservatórios de Hebei está abaixo do permitido para descargas de irrigaçao, indicou um responsável pelos serviços hídricos provinciais.
A autoridade central de controlo da seca e das inundações ordenou entretanto que a Barragem das Três Gargantas, o maior complexo hidróelétrico do mundo, aumente as suas descargas entre 10 e 20 por cento durante as próximas duas semanas.
As províncias de Anhui, Jiangsu, Hunan, Jiangxi, Zhejiang e Xangai são também banhadas pelo Yangtze, o maior rio do Ásia, com cerca de 6.300 quilómetros de extensão.
(Lusa, 25/05/2011)