O charme das praças e parques de Porto Alegre há muito deu lugar ao descaso e ao abandono. Mato alto, entulho, falta de iluminação e segurança, brinquedos quebrados e restos de poda de árvores podem ser vistos na maioria das dezenas de espaços públicos da cidade.
Na semana passada, a pedido dos moradores, o vereador Adeli Sell visitou a Praça Baltazar do Bem, localizada na Vila Jardim. Lá, o cenário é ainda pior.
Além de servir de abrigo para insetos e animais peçonhentos, a sujeira tem servido de esconderijo para usuários de drogas e marginais, além de ponto de prostituição.
A pracinha que lá existe, antes ponto de lazer e de muita diversão, está com os bancos e brinquedos quebrados e as canchas de areia estão tomadas de grama e matagal. Há também árvores que foram arrancadas com a tempestade que seguem lá e outras precisando de poda urgente.
A praça também não tem lixeiras, falta grama em diversas partes e noutras o que se vê é capim tomando conta. “O mato, em alguns lugares, chega a um metro de altura e andar por dentro da praça à noite deve ser uma tarefa difícil. É tanta árvore que durante o dia já faz surgir um imenso breu”, relata o vereador.
De acordo com ele, é perceptível que a Prefeitura não disponibiliza recursos humanos e financeiros necessários para cuidar, fiscalizar e garantir a preservação das praças que Porto Alegre possui. “Estamos encaminhando um dossiê com as fotos e solicitando providências”, disse o parlamentar.
(Assessoria do Gabinete do Ver. Adeli Sell, BlogdoAdeli, 23/05/2011)