Mais de cem pessoas participaram, na tarde deste domingo, do Mutirão da limpeza, no Centro de Porto Alegre. O grupo formado por integrantes do Força Jovem (FJ) fez o recolhimento de aproximadamente 450 unidades de lixo entre papeis, copos, garrafas pet e outros resíduos nos arredores do Mercado Público.
De acordo com o coordenador da ação, Dayvid Windson, esta foi a primeira edição do mutirão voltada à limpeza urbana. O pastor ressaltou que o FJ desenvolve outras ações sociais similares como a plantação de mudas, doação de alimentos, assistência médica e jurídica e o apoio a usuários de drogas nas comunidades carentes da Capital e Região Metropolitana.
“O ato de hoje, é uma ação simbólica visando promover a conscientização das pessoas de que o lixo deve ser colocado no lixo numa área de grande circulação da cidade. Além disso, ações como esta recuperam o jovem utilizando o seu próprio tempo”, explicou Windson. O trabalho aconteceu simultaneamente em outras regiões do Estado e envolveu mais de 5 mil pessoas.
Os participantes foram divididos em quatro equipes onde cada um recebeu um saco plástico para captação dos resíduos. “É uma forma de incentivar a população a fazer o mesmo”, observou a estudante da administração, Caroline Kerber, de 23 anos. Para ela, pequenos atos como este podem gerar grandes mudanças. O auxiliar de depósito, Tiago Santos, de 29 anos, também concorda, e acrescenta que é muito importante servir de exemplo para os outros. “Eu me sinto muito satisfeito em auxiliar o próximo. Penso que esta é a minha obrigação como cidadão”.
A ação teve a participação do vereador Waldir Canal (PRB) e recebeu apoio do Grupo Record de Comunicação e da prefeitura. A Força Jovem atua há mais de 30 anos, atendendo 15 mil grupos no país. Além disso, é a segunda maior entidade que realiza ações sociais.
(Correio do Povo, 23/05/2011)