Na sexta-feira (20), no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, ocorreu a 3ª edição da Aldeia Ambiental. A proposta do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da prefeitura de Porto Alegre e Braskem há três meses vem mobilizando alunos do ensino fundamental de escolas no entorno de parques da cidade para pensar na mudança de hábitos em benefício da conservação do meio ambiente.
“Aldeia Ambiental: eu faço parte desta natureza” é a chamada que busca sensibilizar os participantes da atividade educativa para perceber que o ser humano é parte integrante do ambiente e, por isso, precisa protegê-lo de degradações.
Nesta edição do projeto, o DMLU fez o lançamento do ônibus da educação ambiental, onde as crianças assistiram ao teatro de fantoches do CABM. O Departamento de Limpeza Urbana também mostrou às crianças a importância da separação correta de resíduos. A Braskem participou com a praça da sustentabilidade, mobiliada com mesas e bancos produzidos a partir de plástico reciclável, e expôs o polietileno verde. A empresa ainda distribui o livro “O jabuti não sobre em árvore”, impresso em papel sintético produzido a partir de plástico reciclável e de polipropileno. O livro destaca que muitos animais sobrem em árvores, mas o jabuti não é um deles. O mesmo acontece com o lixo: se ele não está no lugar certo é porque alguém não fez o descarte correto.
O CABM levou para o parque uma embarcação, utilizada nas fiscalizações de proteção ao recursos hídricos e que buscam coibir a pesca predatória. O estande dos animais taxidermizados é uma forte atração, encantando as crianças que, na maioria das vezes, deparam-se pela primeira vez com exemplares da fauna silvestre, como tamanduá, capivara, lagarto, tatu, entre outros. Os animais foram apreendidos em fiscalizações de caça ilegal ou recolhidos em rodovias, vítimas de atropelamentos.
Conforme professores das instituições participantes, a Aldeia Ambiental é uma espécie de escola ao ar livre, reforçando os temas tratados em sala de aula, e que possibilita às crianças aprenderem a cuidar do meio ambiente de forma lúdica.
A atividade permanecerá na Redenção no sábado (21) e no domingo (22), entre 9h e 16h, integrando a programação da Semana da Cidade Limpa.
(CABM - Comando Ambiental da Brigada Militar, 21/05/2011)