O abastecimento de água nos assentamentos rurais foi a pauta do encontro entre o vice-governador e representantes do MST nesta quinta-feira (19), no Palácio Piratini. A reunião contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, do Coordenador da Defesa Civil na região, Major Paulo Locatelli, dirigentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e assentados de dezenas de municípios da região Sul e Missões.
Na oportunidade, o vice-governador recebeu uma pauta com 11 itens na qual reivindicam, entre diversos pontos, recursos para a escavação de açudes nos assentamentos. "Como o vice-governador tem sido responsável pelos trabalhos relacionados à estiagem, resolvemos trazer ao seu gabinete esse tema específico", destacou Pavan. Outros pontos de destaque são a proposta de criação da Bolsa-Estiagem e a estruturação da rede de distribuição de água proveniente dos poços artesianos.
Beto Grill tranquilizou a todos, afirmando que medidas serão tomadas rapidamente. "Iremos definir prioridades e identificar quais são as fontes de recursos que poderemos utilizar para dar uma resposta imediata sobre essa situação. É necessário dar encaminhamento às ações efetivas de reestruturação do abastecimento de água nessas comunidades", disse o vice-governador.
A falta de chuvas na região tem atingido níveis críticos nos últimos meses, ocasionando perdas significativas na produção de leite e na safra de grãos. Segundo Adalberto Martins, membro da diretoria estadual do MST, o impacto na cadeia leiteira da região é enorme. "A produção para esse ano, que era estimada em 880 mil litros, caiu para pouco mais de 280 mil litros", informou.
Sob a coordenação do secretário Ivar Pavan, um grupo de trabalho misto composto por órgãos dos governos estadual e federal tem tratado do assunto. Entre as medidas que podem ser adotadas, estão a possibilidade de prorrogação da distribuição de cestas básicas e a utilização de recursos do Programa de Saneamento Comunitário (Prosan), da Secretaria de Saúde.
Uma próxima reunião ocorrerá no dia 26, quando representantes do Governo do Estado, Funasa e Incra apresentarão um plano de ação com base em um relatório das atividades realizadas na região até o momento e as iniciativas que podem ser desenvolvidas pelas secretarias de Estado através de seus programas de combate à estiagem.
(Governo do RS, 20/05/2011)