Uma comitiva de integrantes da Executiva Municipal do PPS manifestou apoio oficial do partido à criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), por meio de projeto de lei do Executivo que tramita na Câmara Municipal. O anúncio foi feito pela secretária-geral do PPS, Márcia de La Torre, em audiência com o prefeito José Fortunati e a primeira-dama, Regina Becker, nesta quinta-feira, 19. O encontro, no Salão Nobre do Paço Municipal, teve a presença dos vereadores Paulinho Rubem Berta e Elias Vidal e de lideranças comunitárias.
O apoio à causa foi destacado pelo prefeito ao enfatizar que “só se constroem projetos para melhorias numa cidade com diálogo e envolvimento da sociedade no processo”. A primeira-dama reiterou a importância da união de esforços em prol de iniciativas voltadas ao bem-estar animal. “Agregar forças no enfrentamento dos maus-tratos e de outras situações a que os animais estão expostos possibilita maiores condições de modificar essa triste realidade”, afirmou. Regina salientou ainda a necessidade da criação de mecanismos, por meio da elaboração de leis, que venham auxiliar na fiscalização e punição de atividades que submetem os animais a atos de crueldade.
Regina e representantes da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) foram convidados para reunião, na próxima terça-feira, 24, com integrantes da União das Associações de Moradores de Porto Alegre, para discutir as políticas públicas da prefeitura destinadas aos animais. A Coordenadoria Estadual das Mulheres do PPS informou que também promoverá encontro, no dia 28, em que incluirá em pauta a criação da Seda e mobilização para acelerar a tramitação do PL.
O vereador Paulinho Rubem Berta colocou à disposição a Associação Comunitária de Moradores do Conjunto Residencial Rubem Berta (AMORB) e a rádio comunitária do bairro para divulgar o trabalho de conscientização sobre guarda responsável e controle reprodutivo de animais. Já o vereador Elias Vidal lembrou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Comppad e frisou a importância que a nova Pasta terá no sentido de ampliar as iniciativas.
(Prefeitura de Porto Alegre, 20/05/2011)