A Universidade Federal de Pelotas (UfPel), RS, é uma das principais do Rio Grande do Sul. Localizada em uma região de grande tradição agropecuária, o curso de agronomia busca manter um projeto pedagógico voltado à sustentabilidade e com embasamento científico.
Atentos ao momento que vive o setor, eles buscam também incentivar a gestão tecnológica, sempre com uma visão holística da agricultura. O coordenador do Curso de Graduação de Agronomia da UfPel, Edemar Rossetto, explica que o objetivo é formar um profissional com uma visão crítica e com criatividade para a solução de problemas.
– O perfil do nosso egresso com o nosso projeto pedagógico é para formar um profissional que tenha uma visão crítica e também criativa tanto na identificação quanto na solução de problemas. Visa também a formação de um conhecimento humanístico, científico e tecnológico –salienta.
O contato com o mercado se dá com os estágios realizados no final do curso. Segundo Rossetto, o mercado está demandando profissionais qualificados, mas que ainda preservem o conhecimento das técnicas e com uma visão sustentável.
– O mercado exige cada vez mais profissionais qualificados e sem perder a noção do todo. Exige um profissional com uma visão holística. E a tendência hoje é a agricultura de precisão, sempre dando uma atenção especial para a sustentabilidade.
O coordenador do curso informa que, com o ingresso no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o perfil dos alunos mudou. Antes era um perfil mais do campo, mas que tem agregado também alunos oriundos de meios urbanos. A UfPel oferece também o curso de medicina veterinária para assentados da reforma agrária.
(Canal Rural, 20/05/2011)