A reciclagem de resíduos tecnológicos e os caminhos que percorrem o ciclo sustentável do lixo eletrônico foram tema do Meeting de Tecnologia que o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) participou nesta terça-feira, 17, na Federasul. O encontro, coordenado pelo vice-presidente da Federasul, Jaime Wagner, contou com a palestra do prof. Newton Braga Rosa, secretário de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, e Alexandre Machado, líder de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, empresa baiana do Grupo Braskem. Eles debateram questões relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos em tempos de valorização da sustentabilidade global e socioambiental.
A capital dos gaúchos foi destacada pelos palestrantes como referência nacional no tratamento do lixo tecnológico. Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de se formatar uma parceria público-privada para gerir a implantação de um projeto de uma usina inédita de reciclagem no município. A iniciativa está inserida na proposta do Inovapoa de implementar uma política municipal de resíduos sólidos, a fim de propor uma adequada coleta, triagem e reaproveitamento de resíduos tecnológicos.
O representante da Cetrel demonstrou interesse em investir na implantação de um modelo de usina em Porto Alegre, já que a cidade está avançada no processo de logística e triagem dos respectivos componentes eletrônicos. “Estamos buscando parcerias com entidades para recuperar materiais nobres, como o ouro, e outras espécies químicas, que futuramente irão gerar riquezas e novos produtos de negócios para todos”, ressaltou. Machado apresentou levantamento sobre o volume de lixo eletrônico descartado no Brasil, que atualmente é de 996,8 mil toneladas por ano. Segundo ele, seria possível ter um faturamento de mais de R$ 6 bilhões ao ano, somente extraindo o ouro contido no processo.
De acordo com o titular do Inovapoa, a proposta de transformar resíduo em produto é grandiosa, além de economicamente rentável. “A ideia atende a Lei Federal da Logística Reversa, de agosto de 2010, que institui no país a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse. O evento contou com o patrocínio da Procempa e apoio da Assespro/ Internet Sul/ Softsul/ Seprorgs/ Sucesu-RS.
(Prefeitura de Porto Alegre, 17/05/2011)