Moradores da vila Safira, na zona Norte da Capital, convivem com esgotos cloacal e pluvial a céu aberto e que em dias de chuva invadem casas das áreas mais baixas da região. Uma comissão de moradores entregou uma carta com reclamações ao secretário de Governança, Cezar Busatto, na inauguração da Nova Chocolatão na Protásio Alves.
Morador da Safira desde que nasceu, o montador Valdenir de Souza Gomes, 48 anos, reside na rua "R". "Nos dias de chuva não tem como passar. Tem um valão que transborda e invade a casa. O cheiro é insuportável", disse. Já Marco Antonio dos Santos Silva, que reside na área há 25 anos, relatou prejuízos que vizinhos sofrem. "Muitas pessoas tiveram os muros derrubados. Tem gente que não aguenta mais ficar aqui", desabafou.
Conforme informou o presidente da comissão de moradores, Claudio Costa, técnicos do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estiveram várias vezes no local, além de vereadores e também o subprefeito da região. "Prometeram obras para janeiro e já estamos em maio. Tem uma tubulação que entope há dez anos", observou Costa.
O DEP reconheceu, por meio de sua assessoria de imprensa, a precariedade dos serviços na região. Justificou, porém, que uma nova rede somente poderá ser construída depois que as ruas receberem pavimentação.
(Correio do Povo, 17/05/2011)