Ocorreu nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de Charqueadas, a primeira audiência de 2011, envolvendo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O evento contou com participação da população no debate dos assuntos relativos à cidade e ao Estado. O tema foi a instalação da empresa Iesa Óleo & Gás no município.
De acordo com o diretor-presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, "as audiências públicas são um importante instrumento de participação popular nos rumos do Estado". No encontro, foi apresentado o processo de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Iesa, e como se dará o empreendimento. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes, e foram colhidas cerca de três mil assinaturas a favor da instalação do empreendimento no município.
O processo de licenciamento ambiental para a Iesa está em fase de licença prévia. A audiência pública é uma das etapas deste processo, o qual será licenciado através de EIA/RIMA. A Iesa investirá cerca de R$ 20 milhões na unidade de Charqueadas, a qual terá 300 mil metros quadrados de área. A expectativa é da geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos.
(Sema RS, 16/05/2011)