Três Lagoas pode vir a ser a capital mundial da celulose. A Fíbria, produz atualmente 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano, poderá ter sua produção mais do que duplicada com a ampliação da fabricada, prevista para 2014. A empresa prevê aumentar a capacidade de produção em 1, 5 milhões de tonelada/ano. A Eldorado Brasil, constrói atualmente sua fábrica de celulose no município e está ampliando substancialmente o maciço florestal para produzir celulose.
A Fíbria, com suas três unidades no País, é a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Em Três Lagoas, a empresa tem 240 mil hectares de terras, sendo 150 mil hectares de efetivo plantio, com mais de 180 milhões de árvores de eucaliptos plantadas. Existe, portanto, a perspectiva da macrorregião agrícola de Três Lagoas se tornar uma imensa floresta de eucaliptos.
Para ambientalistas é eufemismo esta noção de “fomento florestal”, haja vista que o plantio do eucalipto destina-se ao corte. Cientistas sociais e doutores em geografias afirmam que a monocultura do eucalipto degrada a terra e é voraz consumidor de água.
(JPTL, 15/05/2011)