A criação do “Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água tratada no Estado do Rio Grande do Sul” é o objetivo do PL 108/2011, de autoria do deputado João Fischer (PP). O objetivo é estimular o uso racional e sustentável da água e prevê desconto para clientes que reduzirem consumo em 20 %.
Utilizando como parâmetro a média aritmética anual adotada pela Corsan, será calculada a média de consumo dos usuários durante 12 meses. O consumidor que atingir o consumo de água igual ou menor do que a média aritmética base obterá o desconto de 20% no valor total a pagar da próxima fatura. Pela proposta, serão beneficiados com o desconto somente os consumidores que não possuírem débitos pendentes com a Corsan.
De acordo com o deputado, o programa apresentado é uma medida eficiente que incentiva o uso racional deste recurso natural, o combate ao desperdício e promove conscientização quanto à importância de recursos hídricos, além de beneficiar financeiramente o consumidor. “Entendemos a água como um produto finito, essencial e que precisa ser consumido com lógica e economia”, ressalta.
(Por Mariela Carneiro, Agência de Notícias AL-RS, 12/05/2011)