A partir de junho, a Assembleia Legislativa implantará sistema de captação da água da chuva, para armazenamento em cisternas e aproveitamento em trabalhos de limpeza e irrigação dos jardins. O método permitirá a redução do desperdício de água potável, com a consequente queda de consumo de água encanada. “A ideia atende aos princípios da sustentabilidade”, explica Ricardo Anele, assessor da Superintendência Administrativa e Financeira.
Foram adquiridas três caixas d’água – duas maiores, com capacidade para armazenar 15 mil litros cada, e uma menor. Elas serão instaladas na entrada da garagem dos deputados, onde serão colocadas calhas para escoamento da água da parte superior do prédio. As vigas de sustentação já estão prontas, faltando construir uma chapa de concreto para suporte. A data prevista para conclusão dos trabalhos é 15 de junho.
O projeto, feito pela Comissão de Resíduos e Questões Ambientais da ALRS, começou a tomar forma no final de 2008, com a adesão da Casa ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O programa busca maior eficiência e modernização na gestão.
Calendário
O calendário de execução de obras e recebimento de materiais, divulgado pela SAF - considerando a obtenção de todos os materiais e itens necessários aos serviços de formas, concretagem e instalações hidráulicas - é o seguinte:
* 27 e 28/05/11 – programação da concretagem da laje, mediante autorização prévia da SAF, com a interdição da entrada da garagem e utilização de toda a equipe da GRES disponível, sem a realização de outros serviços. Esta etapa depende da disponibilidade de todos os materiais para as formas e ferragens, para que sejam elevados antes desses dias, para fins de nivelamento, conferência e adequações;
* 04/06/11 – elevação dos reservatórios até a base concretada e ancoragem dos mesmos;
* 15/06/11 – conclusão de todos os serviços de conexões hidráulicas, instalação do reservatório de passagem e desinfecção “first flow” (1.000 litros – já adquirido) e testes das tubulações de captação e disponibilização da água das chuvas;
* 18/06/11 – início efetivo de captação e utilização dos sistemas;
* 20/12/11 – primeira bateria de testes laboratoriais obrigatórios da água dos reservatórios de reaproveitamento da água das chuvas.
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 12/05/2011)