Deputado não aceitou as imposições do governo e ameaçou colocar à disposição o cargo de relator do Projeto Radioagência NP O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) não aceitou as imposições do governo e ameaçou colocar à disposição o cargo de relator do Projeto que altera o Código Florestal.
Em reunião com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ele afirmou que não terá outra opção caso o governo insista em alguns pontos, como garantir a diferenciação para a agricultura familiar e restringir a utilização das APPs. Aldo pretende permitir a silvicultura e pecuária nessas áreas. O governo demonstrou preocupação com a possível saída de Aldo, pois teme um processo de boicote ao novo relator, aumentando as possibilidades de derrota no plenário. Porém, fontes do governo afirmaram que se não houver acordo “sacrificarão” o deputado.
A informação foi obtida com exclusividade por meio de uma fonte da Radioagência NP. A votação do projeto no plenário da Câmara Federal estava prevista para o dia 04, mas foi adiada para esta semana. O novo texto do deputado mantém a margem mínima de proteção dos rios (matas ciliares) em 30 metros. O texto também permite que proprietários com até 400 hectares mantenham o percentual de vegetação nativa que possuíam até julho de 2008. Com isso, não serão obrigados a reflorestar e compensar as áreas desmatadas.
(Brasil de Fato, 09/05/2011)