O Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV) que deve se iniciar a partir do ano que vem, assim que aprovado projeto pela Assembléia Legislativa, já é referência nacional, segundo a Secretária Estadual de Meio Ambiente. Jussara Cony explicou que o PCPV gaúcho deve ser seguido por diversos estados do País. "Neste mês já temos seminários agendados com Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Norte para mostrar nosso plano, que foi elaborado a partir de um inventário de emissões atmosféricas da frota veicular do RS pelo setor de projetos de pesquisa da Fepam".
De acordo com o documento, 40% dos poluentes da frota veicular do Estado estão na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo que na capital 70% da poluição do ar são dos carros. No que tange a saúde, Jussara explica que os levantamentos dos dados dos últimos cinco anos pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) demonstraram diferentes cenários sobre os números de internações por faringite, amigdalite, laringite, traqueíte aguda, pneumonia, bronquite e bronquiolite agudas nas macrorregiões do Estado e o custo que estas internações acarretaram aos cofres públicos.
¿Somente no SUS são gastos 785 milhões de dólares ao ano com doenças respiratórias em todo o país¿, enfatiza. Em relação aos acidentes de trânsito, 40% dos ocorridos no RS são oriundos da falta de manutenção dos automóveis. "Com isso, deveremos diminuir as estatísticas do País que sofre atualmente baixa de 10.500 vidas por esse tipo de acidente", comenta a secretária. O cronograma de implantação da inspeção ambiental veicular está também baseado no que permite a normativa do IBAMA, nº 6, de 8 de junho de qual define prazos para os fabricantes e montadoras de veículos apresentarem suas orientações de regulagem de veículos.
"A proposta de que os carros fabricados a partir de 1997 sejam os primeiros a realizarem a inspeção é porque o prazo dado às montadoras e aos fabricantes expira no próximo dia 8 de junho, um ano após a publicação da normativa do IBAMA", explica o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg.
(Fepam, 09/05/2011)