A Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral será lançada oficialmente amanhã (10), às 13h, no salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa. Coordenada pelos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Luis Fernando Schmidt (PT), a frente tem o objetivo de fortalecer a utilização do carvão como fonte de energia e também desenvolver a Metade Sul.
Outro objetivo é discutir alternativas para explorar com maior eficiência as 28,5 bilhões de toneladas de carvão que se encontram no subsolo gaúcho e que correspondem a quase 85% do total existente – 33 bilhões de toneladas - em território nacional. A partir do lançamento oficial da frente, serão realizadas audiências públicas e reuniões com o Governo do Estado, Companhia Regional de Mineração, empresas e trabalhadores do setor e Governo Federal para debater formas de potencializar a cadeia.
O deputado Luiz Fernando Schimidt avaliou o cenário econômico onde estão localizadas as jazidas da matéria prima. “O carvão mineral, no Rio Grande do Sul, tem um papel importante na geração de energia. Com as devidas cautelas ambientais, é relevante para a geração de emprego e renda na região carbonífera e em outras regiões do estado que interagem com o setor”, concluiu o parlamentar. Valdeci também ressaltou a importância econômica da frente parlamentar. “Estamos plantando uma pequena semente que pode proporcionar uma surpreendente colheita econômica e social logo ali na frente”, afirmou o petista.
(Assembléia Legislativa do RS, 09/05/2011)