A partir deste mês, o primeiro supermercado flutuante do País, o Nestlé Até Você a Bordo, passa a contar com mais uma atração especial. Com o apoio da ong NOOLHAR, a Tetra Pak e a Nestlé promoverão ações de educação ambiental para a população de 18 municípios ribeirinhos da região do Baixo Amazonas e Santarém.
Além de oferecer orientações sobre coleta seletiva e reciclagem aos consumidores que visitarem o barco, o profissional capacitado também ministrará palestras e realizará oficinas de educação ambiental nas escolas das cidades visitadas.
De acordo com Fernando von Zuben, diretor executivo de meio ambiente da Tetra Pak, o projeto “nas Ondas da Reciclagem”, que teve início em novembro de 2010 com a instalação de um PEV - Ponto de Entrega Voluntária - no barco, já beneficiou centenas de pessoas. “Estamos satisfeitos com os primeiros resultados e com a possibilidade de orientar a população da região Norte sobre como fazer a separação correta dos resíduos recicláveis”, ressalta Zuben.
A iniciativa colabora com a preservação do meio ambiente e ainda contribui com a inclusão social já que o material arrecadado é entregue para cooperativas da cidade de Belém, criando oportunidade de geração de renda para famílias da região. “Esta atividade, além de complementar a renda das pessoas, está totalmente alinhada à nossa estratégia de negócios que busca criar valor compartilhado. Acreditamos que o sucesso em longo prazo acontece se agregarmos valor à sociedade em que estamos inseridos”, comenta o diretor de Regionalização e Base da Pirâmide da Nestlé Brasil, Alexandre Costa.
O Nestlé Até Você a Bordo foi concebido como um projeto para se chegar a regiões remotas e de baixa renda, assim como o sistema de venda porta-a-porta da empresa. Com o supermercado flutuante, a Nestlé passou a ter mais um canal de comercialização para oferecer acesso à nutrição, saúde e bem-estar a comunidades remotas da Região Norte. Inaugurado em julho de 2010, o barco percorreu 27 cidades na região do Baixo Amazonas, impactando um milhão e meio de consumidores.
(Redação CicloVivo, 06/05/2011)