Em um esforço contínuo para fazer do mundo um lugar mais verde, todos estão na busca de fontes de energia renováveis. Os aviões, em particular, são raramente o centro das atenções para a utilização dessas tecnologias, porém o Solar Impulse HB-SIA faz uso da energia do sol e é capaz de viajar à velocidades máximas de 70km/h a 27.900 pés de altura.
Nas últimas semanas a equipe responsável pelo desenvolvimento da aeronave esteve ocupada fazendo voos testes na área de Payerne, Suíça, para testar os sistemas de comunicações por satélite desenvolvido pela Swisscom, e também os procedimentos de integração de tráfego aéreo. Segundo eles, o apoio recebido das autoridades da aviação nos países de sobrevoo e de destino tem sido extremamente positiva e construtiva.
Depois dos diversos testes realizados com a aeronave movida inteiramente à energia solar em 2010, inclusive sob um voo noturno para testar sua capacidade de uso nestas condições, a equipe se prepara para fazer voos internacionais.
Para a campanha europeia de voos solares, o grupo, patrocinado pela Comissão Europeia, escolheu Bruxelas como sua primeira parada. O avião será apresentado entre 23 e 29 de maio e, então, tentará chegar ao Paris-Le Bourget, onde será esperado como “convidado especial” do 49º International Paris Air Show.
"Estes testes têm sido extremamente bem sucedidos", diz o entusiasmado piloto Bertrand Piccard. "Agora, aqui estamos na fase definitiva: ele não é mais uma questão de testes, mas a coisa real. E os próximos voos não serão feitos no ‘casulo familiar’ do aeródromo Payerne, mas em toda a Europa."
(Redação CicloVivo, 05/05/2011)