A lei aprovada recentemente na Assembleia Legislativa, regulamentando a pesca no Vale do Gauporé, poderá ser vetada pelo governador Confúcio Moura (PMDB).
O assunto foi tema de uma reunião entre o governador, a secretária de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nancy Fernandes, o superintendente estadual de Turismo (Setur), Júlio Olívar e o superintendente regional do Ibama, César “Estou buscando produzir e regulamentar uma nova lei do consenso e que possa conciliar todos os interesses. Se isto for possível é o que farei”, disse.
Confira a postagem no blog do governador Pesca no Guaporé Este tema – liberar ou proibir a pesca artesanal no Rio Guaporé – tem se arrastado nos últimos meses com um debate radical. De um lado aqueles que defendem que o Rio Guaporé deverá ser preservado para o atendimento do turista de pesca esportiva e também para atrair todos os demais tipos de turistas que amem a natureza plena e pura.
Do outro lado estão as colônias de pescadores, que vivem tradicionalmente da pesca no rio, por gerações, têm suas colônias organizadas e que tiveram nos últimos anos reduzidas as suas possibilidades de pescarem além do limite de 10 kg por dia. Mais ou menos um peixe médio.
E o debate ferve. É lei sobre lei. Decreto sobre decreto. Por último a Assembléia aprovou mais uma lei, que ainda não a sancionei ou a vetei. Estou aguardando chegar às minhas mãos. No entanto, nesta reunião doméstica estou me inteirando com os profissionais da área, Júlio Olivar (Turismo), Nanci (Sedam) e César (Ibama) – buscando produzir e regulamentar uma nova lei do consenso e que possa conciliar todos os interesses. Se isto for possível é o que farei.
(Rondonoticias, 04/05/2011)