Quem poderia imaginar que usar óculos escuros poderia ser muito mais do que proteger os olhos contra os raios solares. Uma tecnologia desenvolvida por uma dupla coreana os transformou em carregador para dispositivos portáteis.
Os óculos de Sol “Self-Energy Converting (SIG)" criado pelos designers Hyun-Joong Kim e o colega Kwang-Seok Jeong é um conjunto de quebra-luz que consegue captar a energia solar e transformá-la em eletricidade.
Usá-los em dias ensolarados significa que, além de proteger seus olhos dos raios de sol, ele também poderá ser usado para a produção de energia a partir de uma fonte inesgotável. Esta eletricidade, por sua vez poderá ser usada para carregar iPods, celulares e outros pequenos dispositivos.
Os óculos têm lentes que são equipadas com um corante orgânico barato, que faz uso da nanotecnologia e, portanto, são capazes de transformar raios solares nocivos que caem em suas superfícies em eletricidade utilizável.
O dispositivo é equipado com uma tomada de alimentação na parte de trás da moldura do SIG, que permite o carregamento de itens portáteis com facilidade.
Enquanto o sol estiver brilhando, você não precisará mais se preocupar com baterias para recarregar seus eletrônicos. O modelo é ainda um conceito sem previsão de entrada no mercado, mas sem dúvida é uma ótima ideia.
(Redação CicloVivo, 03/05/2011)